sábado, 17 de abril de 2010

Mandalas

Prosseguindo ao estudo da Arte Efêmera, vimos a elaboração de tapetes e mandalas com materiais diversos.
Os alunos viram alguns tapetes elaborados para procissão de Corpus Christi, onde após a montagem o mesmo serve de passagem para a procissão, dando fim aos desenhos e mensagens neles contidas. Viram também que os monges budistas costumam construir mandalas usando areia colorida e após as cerimônias que sucedem à construção das mandalas, elas são desfeitas e toda areia é jogada num rio, pois eles acreditam que as bençãos se espalharão.
Após exposição de alguns exemplos, foi propostro a confecção de mandalas com diversos tipos de materiais: gelatina colorida, folhagens, pó de café, dentro outros. O trabalho com mandalas serve para exercitar a concentração, a paciência e o desapego ao mundo material
Vamos ver o resultado?
1

Renata - turma 901
1



1Danielle - turma 901
1



Raquel - Turma 901
1



Andressa - Turma 901
1



Juliana Saqueto - Turma 901
1


Sabe como usar as mandalas?
Segundo Celina Fioravanti o primeiro cuidado é escolher a mandala certa para olhar. “Prepare um lugar calmo e isolado. Pode haver música, incenso, velas… O essencial é poder estar ali em paz e sem ser interrompido”, ressalta. Coloque o desenho na sua frente e feche os olhos. Faça respirações profundas. Quando estiver mais concentrado, abra os olhos e olhe diretamente para a mandala. Procure deixar sua mente livre de preocupações.
“Permaneça olhando quanto tempo quiser. Se ficar cinco minutos, irá se sentir bem e em harmonia. Se ficar 15 minutos, irá restaurar sua energia interior e exterior. Se ficar 30 minutos, bem concentrado no desenho, provavelmente acabará meditando com a ajuda da mandala”, finaliza Celina Fioravanti.

Por que você não escolhe uma das mandalas acima e experimenta realizar este procedimento?

Maiores informações: naturalmentenatural.blogspot.com

2 comentários:

  1. Achei os trabalhos muito legais, nunca tive a oportunidade de fazer coisas criativas, um dia quem sabe.Entendi que nas procissões essas mandalas são feitas diretamente no chão.Fiquei curiosa para saber como foram feitas essa mandalas do trabalho da turma 901.Li que foi usado gelatina colorida,café, porém como foi empregado?

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essas mandalas , forma muito criativa ...
    Eu queria saber mais sobre elas e como foi criadas essas obra de arte!

    ResponderExcluir