Todos entraram em contato com este universo e perceberam que o folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História.
Viram também que o folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos, principalmente por índios, brancos e negros.
E assim os trabalhos foram sendo desenvolvidos
As turmas de 8° ano conheceram mais a fundo a lenda do Boi-Bumbá e seu ritual, o que inspirou a criação do Festival Folclórico de Parintins.
O ritual dos Bumbás mostra a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que conseguem, com a ajuda do Pajé, fazer renascer o boi do patrão.
Todos se empenharam para confeccionar seu próprio Boi-Bumbá. Utilizamos folhas de revistas, rolinho de papel higiênico, papel com o desenho da carinha do boi, cola, e muito mais, além de muita criatividade.
Já as turmas do 9° ano fizeram um trabalho sobre máscaras africanas, que são consideradas protagonistas indiscutíveis da arte africana.
Viram que o significado das máscaras é muito difícil de ser compreendido por não-africanos e que este significado varia de um grupo étnico para outro, onde uma só máscara pode ter significados variados.
O resultado de todo este trabalho pode ser constatado abaixo. Vamos conferir?
Nenhum comentário:
Postar um comentário