Prosseguindo ao estudo da Arte Efêmera, vimos a elaboração de tapetes e mandalas com materiais diversos.
Os alunos viram alguns tapetes elaborados para procissão de Corpus Christi, onde após a montagem o mesmo serve de passagem para a procissão, dando fim aos desenhos e mensagens neles contidas. Viram também que os monges budistas costumam construir mandalas usando areia colorida e após as cerimônias que sucedem à construção das mandalas, elas são desfeitas e toda areia é jogada num rio, pois eles acreditam que as bençãos se espalharão.
Após exposição de alguns exemplos, foi propostro a confecção de mandalas com diversos tipos de materiais: gelatina colorida, folhagens, pó de café, dentro outros. O trabalho com mandalas serve para exercitar a concentração, a paciência e o desapego ao mundo material
Vamos ver o resultado?
1
Renata - turma 901
1
1Danielle - turma 901
1
Raquel - Turma 901
1
Andressa - Turma 901
1
Juliana Saqueto - Turma 901
1
Segundo Celina Fioravanti o primeiro cuidado é escolher a mandala certa para olhar. “Prepare um lugar calmo e isolado. Pode haver música, incenso, velas… O essencial é poder estar ali em paz e sem ser interrompido”, ressalta. Coloque o desenho na sua frente e feche os olhos. Faça respirações profundas. Quando estiver mais concentrado, abra os olhos e olhe diretamente para a mandala. Procure deixar sua mente livre de preocupações.
“Permaneça olhando quanto tempo quiser. Se ficar cinco minutos, irá se sentir bem e em harmonia. Se ficar 15 minutos, irá restaurar sua energia interior e exterior. Se ficar 30 minutos, bem concentrado no desenho, provavelmente acabará meditando com a ajuda da mandala”, finaliza Celina Fioravanti.Por que você não escolhe uma das mandalas acima e experimenta realizar este procedimento?
Maiores informações: naturalmentenatural.blogspot.com